segunda-feira, 19 de abril de 2010

Arcozelos

Arcozelos é uma freguesia portuguesa do concelho de Moimenta da Beira, com 8,56 km² de área e 744 habitantes (2001). Densidade: 86,9 hab/km².

Freguesia mais antiga que os povos que a formam, apareceu no séc. XV ou XVI, como simples capelania da Vila da Rua. Pertenceu ao extinto concelho de Caria passando para o de Moimenta da Beira em 1834. A sede de freguesia era na altura o Arcozelo do Cabo, onde foi criada a primeira escola, que passa em 1885 para o Arcozelo da Torre.

A freguesia estende-se hoje desde a Ribeira de Leomil, a sul de Moimenta, até à quinta de Porquinhas, a confrontar com Caria e Rua. Desce pelas matas do temido Verdeal e toma posse dos campos férteis e amenos da Ribeira do Tedinho, até aos limites de Baldos e de Fornos.

A sua posição geográfica determina o clima: frio e agreste no inverno e quente e seco no verão. A etimologia do nome poderia derivar do latim arcus cellus que significa arquinho.

Capela de Nossa Senhora do Carmo (Arcozelos) - Nessa capela encontram-se as imagens de Nossa Senhora dos Remédios, em mau estado de conservação, e de São Francisco de Assis, e dois painéis pintados em madeira: um representa dois mártires franciscanos e outro representa São João Baptista. Encontra-se em ruínas.
• Arcozelo do Cabo - Antiga Igreja Matriz dos Arcozelos (séc. XVII, encontra-se em ruínas) e Fonte cavada na terra (chamada Fonte dos Baptizados, onde existe uma pedra colocada na parede representando um marco ou um sinal).
• Capela de Santo António (Arcozelos) - Possui um altar em talha dourada, estilo barroco, ladeado de imagens de arte sacra.
• Capela de Nossa Senhora da Conceição (Arcozelos) - Capela particular que contem uma fachada com uma porta de arco românico em abóbada de berço.
• Arcozelo da Torre - Santa Eufemia

Sem comentários:

Enviar um comentário